sábado, 24 de novembro de 2012

Receita de biscoitos de manteiga

Ingredientes:
• 2½ xícaras de manteiga mole
• 2 xícaras de açúcar
• 2 ovos
• 3 colherinhas de baunilha
• 5 xícaras de farinha de trigo
• 1 colherinha de fermento em pó
• 1 colherinha de sal
Modo de preparo:
Coloque o açúcar junto com a manteiga numa tigela. A manteiga deve estar mole mas NUNCA a coloque no micro-ondas, simplesmente deixe-a fora da geladeira até amolecer. Misture ambos ingredientes com um garfo e depois pegue a batedeira elétrica e bata-os até formar um creme um pouco pálido.
Dica: Se você bater a massa muito neste momento, acabará incorporando mais ar nela. Se você deseja biscoitos mais fofos, é útil bater bem a massa neste momento. Mas, se você desejar usar cortantes e que os biscoitos fiquem com a forma exata, o melhor é não bater muito a massa.
Adicione os ovos, um por vez, e misture bem. Use uma espátula para tirar a mistura das paredes da tigela e depois continue batendo até integrar completamente. Adicione a baunilha e bata mais um pouco.
Peneire os ingredientes secos todos juntos (farinha de trigo, fermento em pó, sal). Agora é sóadicionar os ingredientes secos à mistura de manteiga e misture com uma espátula até integrar novamente todos os ingredientes da sua mistura.
Coloque uma folha de papel manteiga sobre uma forma lisa e ligue o forno a 176ºC e deixe esquentar bem.
Para formar os biscoitos existem dois métodos:
1- Biscoitos com bolinhas de massa (como mostra a foto da manchete)
Pegue uma colherada de massa e forme uma bolinha com ela, usando a mão. Depois pressione-a um pouco e coloque-a sobre o papel manteiga na forma. Continue assim com toda a massa, deixando uns 3 a 5 cm entre cada biscoitos (algumas vezes eles fazem coisas loucas como crescer no forno e depois encolher). Asse por 8 a 12 minutos, até que fiquem levemente dourados.
2- Cortar os biscoitos com cortantes de forminha (como mostra na foto no final do post)
Polvilhe a messa com farinha de trigo e coloque a massa sobre ela. Agora abra a massa com muito cuidado, virando-a quando for preciso. Depois pegue os seus cortantes e comece a cortar a massa. Se não tiver, pode usar um copo, taça ou tampa ou o que for que tiver em casa e possa lhe ajudar. Depois coloque os biscoitos na forma com papel manteiga, deixando espaço entre eles, e asse por 8 a 12 minutos, até que fiquem levemente dourados.
Quando seus biscoitos estiverem prontos, deixe-os esfriar um pouco na forma e depois retire dela e coloque sobre uma grade (em casa eu uso a grade dum forninho pequeno que eu tenho e também uma peneira de metal. Tive que me virar...) até que esfriem completamente. Se você não colocar numa grade, eles acabam suando e ficando molhados (o “suor” é como chamamos ao vapor que elas soltam e acabam condensando e virando água).
Agora que seus biscoitos estão prontos e frios, você pode comê-los à vontade. Mas também pode aproveitar para colocar alguma cobertura e decorar. Estas são as coberturas que podemos usar:
• Glacé Real (receita aqui no álbum)
• Buttercream (receita aqui no álbum)
• Nutella (receita aqui no álbum)
• Buttercream de Nutella (receita aqui no álbum)
• Brigadeiro (receita aqui no álbum)

Nenhum comentário:

Postar um comentário